Igreja Evangélica
TronoDeGloria.com

Coisas que podem destruir a terra ou a humanidade.


texto

O que acontecerá se a temperatura atingir o ponto irreversível?


Isto está previsto para acontecer no presente século?


A maioria esmagadora dos cientistas, climatologistas, são unânimes: se o ritmo da industrialização e desmatamento continuarem, certamente não haverá surpresas, a temperatura na terra continuará aumentando e ainda neste século, atingiremos o ponto irreversível no aquecimento global, também conhecido de ponto de não retorno. É um ponto em que a terra não consegue resolver o problema e a temperatura não desce mais, e sobe para uma situação descontrolada.


Imagine um avião que tem uma autonomia de 2.000 quilômetros, ou seja, ele consegue voar sem reabastecer, 2 mil kms. Imagine que este avião vai iniciar uma viagem de 1.500 quilômetros da decolagem ao pouso. Qual é o ponto de não retorno? Suponhamos que o piloto se perdeu durante o voo, mas sabe voltar, a questão é: até quantos quilômetros ele pode voar, sem reabastecer, e ainda assim voltar ao aeroporto de origem e aterrissar sem dar uma pane seca e cair?


Sendo a sua autonomia de 2 mil kms, o ponto de não retorno será 1.000 quilômetros. O que significa que, se ele voar mais uns 100 quilômetros, além dos mil, ele terá voado 1.100 kms, restando combustível para voar apenas 900 kms, se retornar, ele vai cair a 200 quilômetros do aeroporto de origem, na melhor das hipóteses.


O conceito de ponto de não retorno em climatologia, é semelhante, obviamente com as suas devidas diferenças, por exemplo: o desflorestamento, aumenta o albedo, que é o índice de refração da luz do sol, ou razão entre o calor refletido pela superfície da terra e o calor incidente, acelerando o ponto irreversível no aquecimento global, o derretimento do gelo das calotas polares, acelera o aumento da temperatura progressivamente, e assim será com os vários vetores que atuam no aquecimento global.


O gelo das calotas polares derreterá totalmente?


De fato, o gelo da terra é cíclico, e depende da área e da época do ano, visto que a terra faz um movimento bem estranho, chamado de precessão. A terra não é exatamente redonda e ela não gira perfeitamente sobre o seu eixo norte e sul, ela faz um movimento de pinhão, chamado precessão, que altera a posição dos polos em 23,5 graus, isto provoca dias e noites mais longos, acarretando um período de seis meses de frio por seis meses de gelo nas regiões polares. Nos polos, nunca faz calor.


Diante do explicado, o gelo das calotas polares não derreterá totalmente, mas, no mais tardar 20 anos, haverá um período de seis meses sem gelo no polo norte da terra, causado exclusivamente pelo aquecimento global. Porém, se a temperatura disparar a subir, o gelo poderá desaparecer do planeta.


A ausência de gelo nos polos, provoca a paralização das correntes marítimas, vamos tratar deste assunto, no último tópico. O degelo polar, causará ainda o aumento do nível dos mares em toda terra, será o assunto do próximo tópico.


O aquecimento global, provocará uma série de eventos maligno para a saúde do planeta, fala se muito no derretimento do gelo das calotas polares, e esquecemos do gelo nos altos picos, na Groelândia, e em vários países acima da linha do Equador da Europa, Rússia e o Alasca, todos serão grandemente afetados; afetará ainda a vida nos oceanos, freando a reprodução micro biológica, na geração de plânctons que é a base de toda cadeia alimentar dos oceanos; afetará a vida na terra, tanto animal como a vegetal; afetará o sistema de corrente de ventos que tem sua origem na diferença de temperatura entre os polos e o Equador. São muitos os vetores.


Os mares subirão sete metros e inundarão a maioria das cidades costeiras?


Com o derretimento do gelo dos polos, glaciares, montanhas, picos, Groelândia e outros, é evidente que vai afetar o nível do mares, a previsão é que os mares subam até 7 metros, mas de fato, há regiões, que vai subir muito pouco, e outras regiões, subirá bem mais de sete metros. Os países formados por ilhas em alto mar, por exemplo, as ilhas Maldivas e quase todas as demais ilhas serão cobertas pelas águas. O aumento das marés já é sentido em quase todo o planeta.


As cidades costeiras que estão abaixo de 3 metros do nível do mar, podem se preparar para o pior, o ataque das águas do mar será inevitável e devastador. Muitos países vão mudar a geografia. Haverá casos em que as águas do mar vão avançar para dentro de grandes países.


As correntes marítimas pararão, causando ondas de calor sem precedentes?


A grande maioria das pessoas nem sabe que as correntes marítimas existem, e das pessoas que sabem, não tem a menor ideia de como elas são geradas, quase ninguém na terra sabe disto, se você sabe, então você é muito estudioso.


Existe um princípio da física que afirma que o ar e líquido: frio desce, e quente sobe, e é o fundamento por trás das correntes marítimas. Como isto acontece?


Todo mundo sabe que a água do mar é bem salgada, o que todo mundo não sabe, é que, o sal impede da água congelar, e quanto mais sal, mais difícil de congelar.


E nos polos, acontece um fenômeno muito especial: por baixo das calotas polares, o gelo vai se dissolvendo ao entrar em contato com a água do mar, mais quente. Ao descongelar, esta água muito salgada, está a uns 30 a 40 graus negativos, ou seja, ela está extremamente gelada e ao entrar em contato com águas mais quentes, ou seja, menos geladas, ela desce para o fundo do mar, que é raso, e ao encontrar o leito do oceano, ela corre para o lugar onde o leito é mais profundo, fazendo uma espécie de rio. Isto foi filmado, é cem por cento certo. Foi tema de um doutorado.


Este rio ganha curso e velocidade, e viaja pelo fundo do oceano em direção à linha do Equador, onde as águas são mais mornas, estas são as correntes frias, quando elas chegam ao Equador aquecem e sobem e formam as correntes quentes, que agora correm em direção aos polos por cima dos oceanos.


Fenômeno semelhante, baseado na variação de temperatura, acontece com as correntes de jato, são correntes de ventos muito forte que viajam dos polos para o Equador, por baixo e do Equador para os polos, por cima, nos céus.


Tanto as correntes de jato, como as correntes marítimas, serão fatalmente afetadas e podem parar, se cessar o fenômeno da variação de temperatura, ou seja, se acabar o gelo dos polos, se isto acontecer, a terra vira um forno.


O que acontecerá se a temperatura atingir o ponto irreversível?


A temperatura da terra subirá cada vez mais, os gelos dos polos, da Groelândia, dos picos, de todas as geleiras e de diversos países desaparecerão totalmente, os rios secarão, os lagos e lagoas secarão. E se a temperatura da terra continuar subindo, as águas dos oceanos evaporarão, toda a vida será extinta, na terra e no mar, toda vida animal e vegetal. O planeta terra morrerá.


Pr. Dr. Otacilio Mota




www.TronoDeGloria.com - 2023 | Todos os direitos autorais reservados.