Igreja Evangélica
TronoDeGloria.com

Coisas que podem destruir a terra ou a humanidade.


texto

O que acontecerá se o centro da terra, parar de girar?


01 - Ao que se sabe até então, o centro da Terra parece ser sólido, e muito provavelmente, seria semelhante a uma bola de níquel e ferro, tendo, possivelmente as mais altas temperaturas do planeta e está em rotação acelerada com relação à terra. O que significa dizer, que o centro da terra gira mais rápido que a própria terra em seu movimento de rotação, em torno de si mesma.


02 - Porque sabemos que o centro é feito de ferro e níquel? Porque o universo está sustentado basicamente na força gravitacional, (além das forças: forte, fraca e eletromagnética) e então a gravidade puxa tudo que é mais pesado para o centro. E também porque já temos equipamentos eletrônicos capazes de medir isto, do espaço.


03 - Porque sabemos que o centro da terra é muito quente? Antigamente, se sabida disto por indução lógica, e principalmente porque a gravidade arrocha tudo no centro, esmagando os átomos, fazendo com que eles se aqueçam, (ideia dúbia), bom lembrar, que em contrapartida, é este mesmo fenômeno que acende as estrelas. Hoje, é possível medir a temperatura do centro da terra com equipamento eletrônico a partir dos satélites que orbitam a terra.


04 - Porque sabemos que o centro da terra é sólido? Na verdade, não sabemos, deduzimos isto com base no fato de que a gravidade no centro da terra é tão intensa, que esmaga o centro, provocando um estado de letargia nos átomos, e pasme, esfriando-os, por impossibilidade de excitação, que é o que aumenta ou diminui a temperatura da matéria. Quanto mais quente a matéria, mais agitados ou excitados ficam os seus átomos.


05 - Mas esta afirmação da ciência, traz uma contradição: se é sólido, como ele poderia ser o ponto mais quente do planeta, se o ponto de fusão do ferro é 1538º. C e o ponto de fusão das rochas oscila entre 700 e 1500º. C, e é sabido que a astenosfera, é a camada de rochas derretida da terra, logo abaixo das placas tectônicas, a 161 Km da superfície da terra? Veja bem, a esta profundidade as rochas estão derretendo a 1500º. graus, e quanto mais para o centro, mais quente fica.


06- Enfim, ou o centro da terra não é sólido, ou o centro da terra não seria o ponto mais quente do planeta. Para gerar o campo magnético, ele não teria que ser necessariamente sólido, bastava girar mais rápido que a terra, e gira. Mas a lógica, é de que ele é sólido. Pelo menos a ciência afirma: É sólido.


07 - A explicação da ciência para esta dicotomia: “O centro da Terra é sólido porque a força da pressão é tão esmagadora que os seus efeitos sobrepõem-se aos das temperaturas, evitando com que as moléculas permaneçam em estado de agitação.” É possível que seja isto, a verdade é que se sabe muito pouco sobre o centro da terra pelos motivos óbvios.


08 - Graças à rotação do centro da terra é gerado o campo magnético do planeta, (a simples existência do campo magnético, já prova que o centro da terra gira mais rápido que a terra, e que é feito de metal pesado, se não fosse assim, não existiria campo magnético, e nem aurora boreal) o campo magnético é responsável pela dispersão das partículas do Sol que são nocivas à vida na terra, (radiação solar), e também a geração dos polos magnéticos da terra. Sem esta proteção não haveria vida na terra, ou pelo menos, a vida não seria como se conhece.


09 - O que de fato, poderia acontecer se o núcleo da terra igualar a rotação com a terra, ou diminuir ou ainda, começasse a girar ao contrário do movimento de rotação da terra? Se o núcleo diminuir a velocidade de giro, os efeitos que o seu giro produzem diminuiriam ou aumentariam, a primeira é mais plausível; se parar de girar, os efeitos que o seu giro produzem, parariam ou disparariam, o primeiro é mais evidente; porém, se o centro da terra começasse a girar em sentido contrário ao seu giro da atualidade, o que é extremamente difícil de acontecer, uma vez que isto desafia as leis da física, o resultado é na verdade uma incógnita tão complexa, que seria infantil, criar suposições dado o grande número de vetores envolvidos, mas coisas estranhas aconteceriam. Mas isto, jamais aconteceria, pelo menos fisicamente falando.


10 - Imagine que a terra gira num sentido e seu núcleo gira no mesmo sentido, porém um pouco mais rápido, de repente alguma força da natureza diminuiria a velocidade de giro do centro da terra, e ele parasse de girar e começasse a girar em sentido contrário. Certamente a força de atrito findaria anulando a rotação da terra, forçando-a a parar de girar e por fim a terra giraria ao contrário, acompanhando o giro do seu centro, se a força do centro fosse superior à força de rotação da terra. Para que tudo isto acontecesse levaria bilhões de anos.


11 - Isto está acontecendo nos nossos dias? A única coisa que podemos afirmar sem medo de errar, é que pouco se sabe sobre o centro da terra, e este pouco é fruto de inferências, conclusões baseadas em hipóteses vagas, meras conjecturas. Um estudioso do assunto lança uma hipótese, e durante anos esta hipóteses é debatida e testada teoricamente, e então é validada ou negada e largada ao obscurantismo. Felizmente, hoje, instrumentos na terra e no espaço oferecem aos cientista maior suporte no estudo desta ciência.


12 - Neste ano de 2023, cientistas chineses, afirmaram que o centro da terra deu uma freada, diminuiu a velocidade. Isto foi o suficiente para as manchetes mais aberrantes da história, chegando ao ponto de alguns loucos afirmarem que a terra vai parar de girar, porque o centro da terra parou. Sendo que isto não foi dito. E o assunto foi tema de vastos debates e muita heresia.


13 - A terra perderá as suas camadas de gases, essenciais à vida? O que mantém as camadas de gases em seu lugar, em torno da terra e na ordem em que se encontram são primeiramente a gravidade e depois o peso molecular de cada gás, se o centro da terra parasse ou desacelerasse, não afetaria necessariamente, as camadas de gás ao redor da terra.


14 - As águas dos mares e mananciais vão evaporar para o universo? Isto poderia acontecer, em um quadro apocalíptico, de superaquecimento global, digamos, a temperatura do planeta passaria dos 100º. Graus C. Então as águas entrariam em ebulição e evaporariam para o universo ou cairiam novamente no planeta, puxadas pela gravidade, num círculo sem fim. De fato, é uma possibilidade vaga, mas existe.


15 - A terra sofrerá um aquecimento como nunca visto? De fato a terra vem se aquecendo gradativamente depois que se iniciou a revolução industrial, quando o homem inventou o motor a vapor que funciona à base da queima de carvão “mineral”, (não é mineral, é vegetal, mas obtido por mineração) por Thomas Newcomen em 1712, mas o que isto tem a ver com a rotação do centro da terra? Na realidade, absolutamente nada. Acreditamos que a aceleração ou a desaceleração do centro da terra, pouco tem a ver com a temperatura do planeta, praticamente nada. Somente, devemos considerar o aumento da incidência dos raios solares nocivos à vida.


16 - Ou virará uma bola de gelo? A ciência tem demonstrado pela geologia do planeta, (marcas deixadas nas rochas pelo deslizamento dos mantos de gelo ou glaciares (arrastam pedras em sua base) nos períodos: terra, bola de neve) que a terra já foi uma bola de neve várias vezes, mas ainda não sabemos o que tem provocado isto. Mas sabemos de alguns vetores que acionados provocariam o efeito, terra bola de neve. O mais provável, é o afastamento da terra da sua estrela mãe, o Sol, (da chamada, zona cachinhos dourados, ou zona de vida, nem muito quente e nem muito fria, água líquida) e isto se daria com o aumento da elipse que a terra executa em seu movimento de translação ao redor do Sol.


17 - Por mais absurdo que posso parecer, um vetor que poderia desencadear o efeito, terra bola de neve, é o aquecimento global. Se a terra aquecer a níveis alarmantes, a quantidade de partículas de poeira e metais no espaço, ao redor da terra, seria tão grande que impediria a luz do sol penetrar e continuar aquecendo a terra, e no decurso de milhões de anos, ela se esfriaria, pelo menos externamente, e seria coberta de gelo novamente.


18 - A vida, no planeta será extinta? Não necessariamente. A diminuição da rotação ou a paralização ou inversão do sentido de giro do centro da terra, pode extinguir parte da vida como se conhece, visto que, isto acarretaria uma maior incidência de raios UVB, Ultra Violeta (radiação solar) e outros nocivos à saúde do reino animal, certamente mataria grande parte da humanidade, se não toda. Mas o homem provavelmente acharia um escape e impediria e extinção da raça humana.


19 - Verdade é, que o homem apareceu na terra em seu melhor período geológico, mas infelizmente, o próprio homem tem trabalhado arduamente para tornar a vida insuportável na terra, e embora, matematicamente, ou estatisticamente falando, seja provável a existência de outra terra, em condições de abrigar a humanidade, mas há um porém, ela seria tão distante que chegar lá, seria meramente impossível, levaria milhares de anos viajando, e isto é impossível. Disto, ninguém tem dúvida.


20 - Parece ser bem mais inteligente reciclarmos a nossa amada e querida terra. Plante uma árvore, não mate os animais, não polua as águas, queime menos petróleo, ande a pé ou de bicicleta. Qual o legado a sua geração deixará para as gerações futuras? Um rio tietê? Isto, não resolve.


Pr. Dr. Otacilio Mota




www.TronoDeGloria.com - 2023 | Todos os direitos autorais reservados.