Igreja Evangélica
TronoDeGloria.com


10 - As raposinhas de Cantares


Voltar à lista



“Apanhai-nos as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas; pois as nossas vinhas estão em flor.” Cantares 2:15


1 - Quem são as raposinhas?


A Bíblia fala pouco de raposa, a palavra só é mencionada em cinco capítulos. Desde a minha conversão que o meu entendimento sobre o significado das raposinhas que danificam a vinha em flor, é o mesmo.


Outros estudiosos da Palavra dizem que são os pequenos problemas que surgem no casamento, outros acham que são demônios, há ainda, alguns que dizem que são maus hábitos, e quase ninguém acha que são pecados.


Para mim, o que são? São pequenos pecados ocultos, de tão pequenos e de tão ocultos que são, a pessoa nem considera como pecado e por isto nem pede perdão a Deus, são insignificantes, pensa.


Elas tem aparência de inocentes, inofensivas, mas na realidade são devastadoras de vinhas.


2 – Porque tal comparação?


Raposa é um animal extremamente inteligente, astuto, esperto, malicioso, pequeno, sorrateiro, desliza por entre os arbustos e chega a caçar outros animais bem maiores que elas, cervos, frangos, perus.


É rápida, é maliciosa e é eficiente, não haveria nenhum animal na terra melhor para fazer tal comparação. E não poderia ser outro o significado, se não este: pecadinhos ocultos


3 - O que elas têm de especial?


A raposa é um animal oportunista, ataca a presa de surpresa e principalmente à noite, pisa macio porque tem os pés de pluma, é extremamente silenciosa, entra no galinheiro, pega a galinha pelo pescoço impedindo que grite por socorro, e quase sempre sai sem ser notada.


4 - Quais seriam estes pecados ocultos?


A raposa é lisa, e desliza silenciosamente levando a sua presa para dentro da sua toca.


Assim também são os pecados a ela comparados, deslizam pelo nosso coração de maneira tão medonhos, que passam em branco, não são percebidos, quais sejam: uma olhadela para um corpo semi nu, uma apreciada em uma foto de um belo corpo do nosso interesse, um copo de cerveja, um cigarro, um sarro, um sexo no escurinho, (ôpa, aqui já é um lobo).


Pecado oculto, é aquele que nós não percebemos mais quando cometemos, seja ele qual for, grande ou pequeno. Com o tempo, o pecado grande passa a ser um pecadinho de nada.


5 – Como escapar delas?


Escapar das raposinhas, não é fácil, mas também não é tão difícil, primeiro temos que ter consciência de que pecamos, e que devemos pedir perdão, depois do pedido de perdão, devemos nos consagrar novamente, para ficarmos fortes espiritualmente e não voltarmos a pecar.


6 – A vida com as raposinhas


A Bíblia diz:


“Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca.” Apocalipse 3:16


O convívio com as raposinhas da vida, deixam o crente, morno, ou seja, ele pensa que tem salvação porque vive os modismos da religião cristã, ora de madrugada, lê a Bíblia, jejua e tem um comportamento típico de crente, quem vê diz: este é crente. Mas Jesus vê e diz:


“Apartai- vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos.” Mateus 25:41


Jesus não deixa barato, e vai mais longe ainda:


“Porque eu não vos conheço, vós que praticais a iniquidade.” Mateus 7:23


Imagine que você conhece um homem ou uma mulher que prega a Palavra divinamente bem, profetisa com perfeição, e ainda faz milagres espantosos, curas, prodígios. Um dia você descobre que aquela pessoa não tem salvação.


7 – A vida sem as raposinhas


Verdade é que nestes últimos dias, as pessoas vão à igreja, para rir, ouvir piadas, fazer graça um do outro, conversar, compartilhar das vitórias, e tratar dos infortúnios dos irmãos que estão na prova.


Se o Pastor resolver pregar a Palavra com grande seriedade é perigoso ficar ele e o púlpito, ou somente o púlpito.


Sabemos que há um grupo de crente que não se dobra para o Diabo e permanece de pé e fiel.


De modo semelhante às raposinhas maliciosas que devoram as flores da vide, impedindo de frutificarem, assim também são os pecadinhos oculto, que fazem a pessoa dormir em sono profundo e não ver que está sendo levado para o inferno.


Se caiu da graça de Deus, arrependa-se e volte ao primeiro amor, às primeiras obras, não seja morno, seja quente que nem brasa, Deus é contigo e te faz vencedor.


Voltar à lista



Pr. Dr. Otacílio Mota




www.TronoDeGloria.com - 2024 - Todos os direitos autorais reservados