LÚCIFER, o maioral dos demônios.
LÚCIFER, o príncipe das trevas.
RESUMO: O objetivo deste artigo, é demonstrar que os textos bíblicos de Isaías 14 e Ezequiel 28 tratam da pessoa de Satanás ou Lúcifer.
Palavras chaves: Lúcifer, Satanás, Demônio, Dragão, Inimigo.
“Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.” 1Corintios 2:14
1.1 Existe um intenso debate na Internet se Lúcifer existe ou não e se certos textos bíblicos se referem ao “anjo” caído. Muitos, partindo do ponto de vista de John Davis, no Novo Dicionário da Bíblia, 2005, pg. 759, onde ele fala de Lúcifer:
“A aplicação desse nome Lúcifer a Satanás tem-se feito desde o terceiro século...por causa de uma interpretação errônea de que a passagem de Lucas 10:18 é uma explicação de Isaías 14:12”
1.2 Não há homem que não [peque], não há homem que não [erre], eu mesmo lhe convido a achar erro nos meus artigos e me avisar, demonstrando claramente o meu erro para eu consertar. O dicionário não está errado, está mal interpretado, ele disse que erraram ao afirmar que Lucas 10:18 explica Isaías 14:12, o autor foi infeliz na expressão, porque dá a entender que ele nega que Isaias 14:12 fala de Lúcifer, nas entrelinhas. Daí o debate.
1.3 Quando um conhecimento romper os séculos, é bom prestar a atenção, porque é muitíssimo provável que esteja certo. Porém, há casos em que o conhecimento durou dois mil anos e não passou de um fiasco, exemplo, a famoso enigma do “éter”. Que diabo é isto?
“Para os antigos gregos o éter era um quinto elemento que formava uma esfera celestial fora da Terra. Esse elemento, segundo a teoria grega antiga, era diferente dos elementos encontrados na Terra (ar, água, fogo e terra), isso porque seria algo mais magnífico e grandioso do que o ar que respiramos.”
(http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/o-enigma-eter.htm)
1.4 A teoria do éter, durou mais de dois mil anos até cair por terra. E o que isto tem a ver? A ciência evolui na esteira do conhecimento deixada pelos nossos antepassados, mas esta esteira, as vezes tem defeitos, erros. Como é o caso do éter, da(trindade) e outros.
1.5 A palavra Lúcifer, surgiu numa tradução de “estrela da manhã”, (mesmo significado) por estranho que possa parecer, já que o termo é usado para referir ao Mestre Jesus (Apocalipse 22:16) com o acréscimo de “resplandecente”, daí a Igreja, a séculos atrás, passou a ver Lúcifer como Satanás nos textos de Isaías 14 e Ezequiel 28.
1.6 A palavra Lúcifer não aparece na maioria das traduções, e em uma aparece uma única vez em Isaías 14:12, substituindo a expressão: “estrela da manhã”, já que têm o mesmo significado nas línguas envolvidas na tradução. Mas a Igreja aprendeu que Lúcifer é o diabo, como apagar este conhecimento?
2.1 A nossa grande questão não é saber se Lúcifer existe ou não existe. Isto é totalmente irrelevante, uma vez que a Igreja resolveu que este nome, Lúcifer, é apenas mais um dos milhares de nomes do Diabo, a critério, se [dizer] que um personagem que o nome só aparece uma vez na Bíblia, não existe, então o Arcanjo Miguel (Dn 10:13 e 21; Dn 12:1 e Judas v9) e Gabriel (Dn 8:16; Dn 9:21; Lu 1:19) não existem já que pouquíssimas vezes foram citados na Bíblia. “Fatalmente, não existe mais nenhum anjo já que a Bíblia só cita dois”. Cita o (ANJO DO SENHOR que é Jesus). Nunca vi o nome de um único demônio, exceto o Diabo, não tem.
2.2 O que queremos “saber” é se as duas passagens, Isaías 14 e Ezequiel 28, tratam de profecias para reis, reinos ou se trata de um esclarecimento subjetivo da figura de Satanás, antes da queda. E porque “estrela da manhã”? Todo anjo é comparado a uma estrela. Da manhã, porque é “mais brilhante”. Sem falar de planeta para não complicar.
02 DESENVOLVIMENTO:
EZEQUIEL 2811 Está derrubada até o Seol [inferno] a tua pompa, o som dos teus alaúdes; os bichinhos debaixo de ti se estendem e os bichos te cobrem.
12 Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançado por terra tu que prostravas as nações!13 E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte;
14 subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. 15 Contudo levado serás ao Seol, ao mais profundo do abismo. 16 Os que te virem te contemplarão, considerar-te-ão, e dirão: É este o varão que fazia estremecer a terra, e que fazia tremer os reinos? 17 Que punha o mundo como um deserto, e assolava as suas cidades? que a seus cativos não deixava ir soltos para suas casas?
12 ... Assim diz o Senhor Deus: Tu eras o selo da perfeição, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.13 Estiveste no Éden, jardim de Deus; cobrias-te de toda pedra preciosa: a cornalina, o topázio, o ônix, a crisólita, o berilo, o jaspe, a safira, a granada, a esmeralda e o ouro. Em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.
14 Eu te coloquei com o querubim da guarda; estiveste sobre o monte santo de Deus; andaste no meio das pedras afogueadas.
15 Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniquidade.16 Pela abundância do teu comércio o teu coração se encheu de violência, e pecaste; pelo que te lancei, profanado, fora do monte de Deus, e o querubim da guarda te expulsou do meio das pedras afogueadas.
17 Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei; diante dos reis te pus, para que te contemplem.
18 Pela multidão das tuas iniquidades, na injustiça do teu comércio, profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu a ti, e te tornei em cinza sobre a terra, à vista de todos os que te contemplavam.
19 Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; chegaste a um fim horrível, e não mais existirás, por todo o sempre.
2.3 Para sabermos se os dois textos se referem a Satanás ou Lúcifer, basta verificar se o personagem se encaixa no texto, versículo por versículo, se a resposta for sim pelo menos uma vez, então é dele mesmo que se trata, vejamos em:
2.3.1 Isaías: 11 - sim; 12 - SIM; 13 – indefinido; 14 – indefinido; 15 – SIM, e confirma o 13 e o 14; 16 - SIM; 17 – sim. No texto de Isaías não resta nenhuma dúvida que se trata de Satanás.
2.3.2 Ezequiel: 12 - sim; 13 – SIM ABSOLUTO; 14 – SIM ABSOLUTO; 15 – indefinido; 16 – SIM ABSOLUTO ; 17 – indefinido; 18 – indefinido; 19 – indefinido.2.3.3 Porque SIM ABSOLUTO? Veja: “estiveste no Édem, jardim de Deus”. Ez 28:13 Quem esteve jardim do Édem? Adão, Eva e o Diabo, óbvio, o texto não fala de Adão e Eva e sim do Lúcifer, que era de fato uma “estrela da manhã” quando era Querubim ungido da guarda de Deus e certamente era o chefe do louvor, tocava tambor e pífaros. Ez 28:13
1.4 “Eu te coloquei com[o] o querubim da guarda”. Ez 28:14. Deus colocou o rei ou Diabo (antes da queda) como querubim da guarda? Óbvio ululante, o próprio anjo Lúcifer, antes da queda era Querubim da guarda de Deus, não restando a menor dúvida. Isto é um SIM ABSOLUTO.
3.1 Ante o exposto, levanto três pontos: 1 o Espírito Santo, 2 A Igreja e 3 o texto, vejamos:
3.1.1 O Espírito Santo, quando estamos lendo a Palavra Ele vai dando flash em nossa mente e a gente vai entendendo aquilo que o Espírito quer que entendamos, a Palavra é viva, um único texto pode ter “outro significado”. 1Coríntios 2:143.1.2 A Igreja, a séculos que os dois textos se referem à queda do Diabo, porque duvidar? Se vai duvidar, apresente provas inquestionáveis.
3.1.3 O texto, “levianamente” poderia se dizer que nem precisa da ajuda de Deus na interpretação dos dois textos, basta conhecer a Palavra, as coisas se encaixam.
3.2 Concluo afirmando, sem a menor sombra de dúvida, os textos de Isaías 14:11-17 e Ezequiel 28:12-19, tratam SIM da pessoa de Satanás ou Lúcifer.
4.1 Se você ainda não aceitou a este Jesus, que é Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz, é hora de tomar uma decisão.
4.2 Se aceita, diga para Jesus: "Jesus, eu te aceito como Senhor e Salvador da minha vida, (João 3:16) apaga os meus pecados, (Mateus 9:6) escreve o meu nome no livro da vida (Apocalipse 3:15) e me conduz pelo caminho da salvação. (Atos 4:12)
Artigo concluído e publicado em 26.03.2018